Skip to main content

RELATÓRIO PANORAMA DO PAÍS 07

Lula da Silva: 14 anos de corrupção, saques e destruição do Brasil

 

O ex-condenado e fundador do Fórum de São Paulo Lula da Silva quer fazer do Brasil o financiador das tiranias do continente.

 

Madri, 30 de setembro de 2022. O Foro Madrid publicou hoje um novo relatório no qual analisa as conseqüências de uma possível vitória de Lula da Silva nas eleições a serem realizadas no próximo domingo, 2 de outubro, no país.

Neste novo documento de sua série Panorama do País, a iniciativa lançada pela Fundação Disenso adverte sobre a estratégia do ex-presidente do Brasil entre 2003 e 2011 de tomar o poder. As formas que ele usa para alcançar a presidência, apoiadas pelos militantes de seu partido, fazem uso de uma falsa narrativa moderada na qual Lula desempenha o papel de uma figura messiânica.

O relatório também fornece uma revisão exaustiva dos múltiplos casos de corrupção pelos quais Lula da Silva tem sido denunciado e condenado desde 2004, quando o primeiro grande escândalo que o incriminou e o Partido dos Trabalhadores irrompeu. Isto também revelou outras parcelas como a ‘Mensalão’, na qual o partido de Lula estava diretamente envolvido na retirada de 3 milhões de reais (quase 600.000 euros) das empresas estatais brasileiras por mês para pagar subornos aos deputados; e a ‘Operação Lava Jato’, um dos escândalos de corrupção mais graves da história do Brasil, pelo qual da Silva foi condenado a nove anos e meio de prisão.

Durante os governos Lula e Dilma, escândalos de corrupção drenaram os cofres públicos, enfraqueceram a confiança nas instituições e geraram uma crise sem precedentes na história do Brasil, levando, por exemplo, ao uso do Parlamento como instrumento de compra de votos para servir aos interesses do governo, o que prejudicou a independência dos três ramos de governo.

O relatório também revela como, nesta nova etapa, o ex-presidente pretende implementar seu plano de intervenção na mídia, o quarto poder.

Lula da Silva foi o fundador do Fórum de São Paulo junto com Fidel Castro, uma organização que agora o apóia junto com o Grupo Puebla e a Progressive International. Três iniciativas apoiadas pelas ditaduras Castro-comunistas, a de Nicolás Maduro e a do casal nicaraguense Ortega-Murillo, que são apoiadas por organizações criminosas e de tráfico de drogas.

Se ele vencer as eleições, Lula terá à sua disposição todo o aparato público para destruir a ordem existente e consolidar e expandir o modelo liberticida que ele compartilha com as tiranias que sempre apoiou.

Você pode consultar o relatório completo no link a seguir:

Panorama do País 07 – Lula da Silva: 14 anos de corrupção, saques e destruição do Brasil